Planejamento – Ferramenta de Alto Poder

O planejamento é uma disciplina e uma aptidão. É também um hábito e uma competência. Isso significa que o planejamento é uma capacidade que você pode dominar mediante repetição e prática, e é muito mais fácil do que poderia imaginar.
Faça uma lista de todas as tarefas e atividades
Em sua manifestação mais simples, um plano vem a ser uma lista de cada atividade que terá de desenvolver, do início ao fim, para alcançar determinado objetivo ou meta. Para dar início ao processo de planejamento, pegue uma folha de papel e faça uma lista de todas as coisas que lhe ocorrerem que terá de fazer para alcançar sua meta.
Sempre que se lembrar de um novo item, acrescente-o à lista. Esteja constantemente reexaminando sua lista e revendo os itens e os passos a serem dados, à medida que você obtém mais informações. Esta lista transforma-se em uma espécie de maquete da construção da “casa de seus sonhos”, a que encerra seu resultado ou sua meta ideal.

Estabeleça as prioridades e a seqüência

Agora, organize a sua lista por prioridade e seqüência, determinando quais tarefas ou atividades são mais importantes. Organize os itens
numericamente, em ordem decrescente de importância.
Organize sua lista também por seqüência. Aqui, você estabelece quais atividades precisam ser feitas antes ou depois. Muitas vezes, determinada tarefa não pode ser executada antes que outra tenha sido concluída. Às vezes, a conclusão de determinada tarefa pode vir a ser o gargalo no qual todo o processo fica retido.

Deixe um comentário